Sindicato Nacional das Optometristas

Optometria / O que é

O termo OPTOMETRIA é derivado do Grego, OPTO = Visão e METRIA=medida, sendo a definição literal de Optometria como Medida da Visão.

 

Como definição clássica e internacional, entende-se por OPTOMETRIA:

OPTOMETRIA é a ciência que estuda o sistema visual, habilitando profissionais independentes na área da saúde, sanitários, não médicos, que atuam na prevenção de problemas oculares e sistêmicos; sendo ainda um especialista na determinação de defeitos refrativos e disfunções visuais, especificando as ações e medidas corretoras adequadas sem a utilização de drogas ou intervenções cirúrgicas. (Fonte: WCO - World Coincil Optometry).

 

A OPTOMETRA é uma ciência especializada no estudo da visão, especificamente nos cuidados primários e secundários da saúde visual. O Optometrista é um profissional independente na área da saúde, com formação superior, que está qualificado a examinar e avaliar o sentido da visão, sendo um especialista em identificar e corrigir alterações visuais de origem não patológicas; melhorando o desempenho visual e, consequentemente, o desenvolvimento social e a qualidade de vida da população.

 

O Optometrista, de formação nível superior, não utiliza qualquer medicamento ou técnica invasiva ao corpo humano. Todos os equipamentos utilizados são de caráter observativo e direcionados à avaliação quantitativa e qualitativa do sentido da visão. Também é preparado para identificar uma alteração visual de ordem patológica ocular ou sistêmica, encaminhando, nestes casos, o indivíduo a um profissional da área médica, realizando assim seu trabalho de prevenção.

 

Sendo um profissional sanitário, o Optometrista trabalha em harmonia com outros profissionais da saúde. É um dos elos fundamentais na cadeia multi-profissional e multi-disciplinar, em benefício da saúde da população.